Formação de preços é prioridade para Abraceel
Da Redação, de Brasília (com apoio da Abraceel) —
Com desafios que crescem em quantidade e complexidade ano após ano, o aprimoramento das regras e modelos que determinam a formação de preços de energia no Brasil foi elevado ao grau máximo de prioridade pelos comercializadores de energia para 2025.
Anualmente, no fim de cada ano, os associados da Abraceel discutem e votam os temas mais importantes que devem ser trabalhados pelas áreas técnicas e diretoria. A última edição do Encontro de Planejamento Estratégico da Abraceel foi realizada nos dias 24 e 25 de outubro, em Brasília, e elegeu, em ordem de prioridade, quatro bandeiras: formação de preços; abertura; segurança; e eficiência e inovação. Cada bandeira congrega metas a serem trabalhadas pelo segmento no ano seguinte.
Ações relacionadas ao aperfeiçoamento na formação de preços foram as mais votadas pelos empresários e executivos das empresas no Encontro de Planejamento Estratégico da Abraceel, considerado como um termômetro das principais preocupações do mercado de comercialização de energia brasileiro.
Pela primeira vez em 20 anos, o grupo de ações associadas ao aprimoramento da governança, metodologias e modelos que determinam a formação de preços de energia foi o mais votado e deslocou para a segunda posição o grupo de ações relacionados à abertura total do mercado elétrico, bandeira histórica da Abraceel desde sua fundação em 2000.
Na sequência, foram eleitos dois outros eixos temáticos, com ações para aperfeiçoar a segurança do mercado de energia e introduzir mais eficiência e inovação no setor elétrico nacional.
Segundo as empresas, há razões para eleger o aprimoramento do sistema de formação de preços de energia como “prioridade das prioridades”. Dentro dessa agenda há demandas como melhorar a qualidade e fluxo de informações que afetam a formação de preços, inclusive para garantir maior transparência e isonomia na divulgação simultânea de dados para todo o mercado.
Há também exigências para que ocorram melhorias nos modelos, incluindo dados de entrada, fluxos e processos, de forma que as empresas consigam reproduzir internamente os cenários de despacho de usinas hidrelétricas e termelétricas, o que é primordial para projetar preços de comercialização de energia e estratégias de negócios das casas.
Agenda do mercado – As prioridades do segmento de comercialização de energia são decididas anualmente em múltiplas sessões de discussão e votação no Encontro de Planejamento Estratégico da Abraceel, que congrega mais de cem empresas que representam 70% do volume de energia comercializado no mercado livre de eletricidade brasileiro. O mercado livre é responsável por fornecer 42% de toda a energia consumida no país e movimentar 77% de todo o volume comercializado no Sistema Interligado Nacional (SIN), incluindo operações comerciais entre comercializadoras, além daquelas para o consumidor final.
No encontro, realizado sempre no fim de cada ano, os participantes discutem oportunidades, ameaças e tendências no mercado de energia, indicam eixos temáticos mais importantes (chamados de bandeiras) e, dentro de cada um, determinam metas a serem discutidas e trabalhadas com órgãos da governança setorial e com instituições do mercado, buscando resolver problemas para acelerar a expansão dos negócios e e o desenvolvimento do setor.