Navio da Maersk agora é bicombustível
Da Redação, de Brasília (com apoio da Maersk) —
O porta-contêineres Maersk Halifax foi convertido em um navio bicombustível capaz de operar com metanol. A operação de modernização foi conduzida no Estaleiro Zhoushan Xinya, na China, ao longo de 88 dias, e concluída no final de outubro de 2024.
“Temos o prazer de anunciar que o Maersk Halifax foi adaptado com sucesso para se tornar um navio bicombustível capaz de operar com metanol. Após a conclusão dos testes no mar, o Maersk Halifax voltou a operar e agora está atendendo nossos clientes no comércio transpacífico”, afirma Leonardo Sonzio, chefe de Gestão de Frota e Tecnologia da Maersk.
A conversão do motor foi feita pela MAN Energy Solutions. Além de substituir peças da máquina e, assim, tornar o motor capaz de funcionar com metanol, a operação de retrofit envolveu a adição de novos tanques de combustível, sala de preparação de combustível e de sistema de abastecimento de combustível.
O casco da embarcação também foi ampliado para acomodar os novos tanques. Com estas alterações, o comprimento do navio foi ampliado em 15m, para 368m, aumentando a capacidade da embarcação, de cerca de 15 mil TEU, para 15.690 TEU.
“Desde que estabelecemos a ambiciosa meta climática de sermos net zero até 2040, exploramos o potencial de modernização dos navios existentes com motores bicombustíveis. No próximo ano, teremos ensinamentos a partir desta primeira conversão de uma grande embarcação. A modernização de embarcações existentes pode ser uma alternativa importante às novas encomendas na nossa transição de combustíveis fósseis para combustíveis de baixas emissões”, explica Leonardo Sonzio.
O Maersk Halifax, que é um dos 11 navios da classe Hong Kong da Maersk, partiu do ancoradouro no estaleiro em 04 de novembro de 2024. A A.P. Moller – Maersk é uma empresa que opera em mais de 130 países e emprega cerca de 100 mil pessoas. A Maersk tem como objetivo atingir o net zero até 2040 em toda a sua atividade com novas tecnologias, novas embarcações e combustíveis de baixas emissões.