Lula diz que Silveira não deixa o MME
Maurício Corrêa, de Brasília —
Da experiência da vida em Brasília, inclusive participando do Governo, em encarnações passadas, o que este editor aprendeu é que, quanto mais importante é a autoridade, menos sabe o que está acontecendo ao seu redor.
Isso acontece hoje com os presidentes Trump e Lula, por exemplo.
São pessoas muito diferentes, com vida totalmente diferentes, mas ambos são presidentes eleitos democraticamente de países e têm poder. Trump, obviamente, tem muito mais poder.
Entretanto, quando se olha para ambos o que se vê é a tristeza de homens públicos que, apesar de tanto poder, desconhecem as realidades dos seus países e do planeta.
Trump assumiu no segundo mandato querendo logo anexar o Canadá, o canal do Panamá, a Groenlândia e agora diz que pretende ficar com a Faixa de Gaza, num claro desrespeito ao direito internacional. Até parece um imperialista europeu dos séculos 19 e 20.
Embora tenha uma admiração totalmente equivocada pelo Estado de Israel, mas é um direito dele, Trump é uma espécie de reencarnação de Hitler, o qual tentou implantar um império da Alemanha na Europa, pela força, e não se saiu muito bem. O editor acredita que Trump, se continuar no ritmo atual, vai quebrar a cara.
De tudo o que está acontecendo neste segundo mandato de Trump, o mínimo que se pode dizer é que ele está meio gagá ou desinformado a respeito do mundo.
O presidente Lula passa longe de ser um Trump e até deu uma sapecada com muita consciência no presidente americano, nesta quarta-feira, em entrevista às rádios de Minas Gerais. É inegável que o presidente Lula tem uma história de vida interessante. Saiu da miséria absoluta para criar um grande partido e dominar a política brasileira. Porém, este editor o vê com reservas e não confia totalmente nele e no seu Partido. Mas, na avaliação feita sobre o Trump imperialista que se desenha em Washington, Lula fez uma síntese brilhante. Entende mais de mundo do que o arrogante Trump.
Contudo, quando se olha para a política interna, observa-se que o presidente Lula vive no mundo da lua. Na mesma entrevista ele disse que o ministro Alexandre Silveira continuará no posto, pois é um excelente ministro e faz uma gestão extraordinária.
O presidente Lula está ligeiramente desinformado a respeito do seu ministro de Minas e Energia. A pergunta que se faz é como Lula se informa a respeito do desempenho dos seus ministros. No caso de Silveira, é possível que a sua fonte de informação sejam ex-funcionários da Itaipu Binacional, que têm muita amizade com o ministro de Minas e Energia.
Neste caso, não há muito o que fazer. Coitado do Lula. Acha que sabe tudo, mas não sabe nada. Mais ou menos como o Trump.