CMO a R$ 315,49 no início de março? Deus Pai
Maurício Corrêa, de Brasília —
Quem entende de CMO/PLD, essas coisas complexas do setor elétrico, ficou muito preocupado com o CMO válido para o Sudeste/Centro-Oeste/Sul, anunciado no último boletim do Programa Mensal da Operação do ONS, no valor de R$ 315,49, divulgado antes do Carnaval.
Especialistas consultados pelo “Paranoá Energia” entendem que é muito cedo para o CMO chegar nesse patamar. Isso indicaria que, no meio do ano, o CMO poderia estar quase o dobro disso.
Para os especialistas em mercado de energia elétrica, mais do que nunca é hora de saber fazer as contas, quando comprar e vender energia. É aquele momento que dá um frio danado nos operadores do mercado, pois uma conta errada, poderá levar as empresas para o buraco.
A história do SEB, nos últimos 20 anos, está cheia de nomes de comercializadores que não souberam fazer as contas e depois foram engolidos pelo mercado. É verdade que os agentes se profissionalizaram, sofisticaram as suas ferramentas de trabalho e hoje podem tomar decisões com mais segurança. Mas nunca se sabe o que vem pela frente.
Se vem um PLD muito alto, quando sazonalmente nunca seria tão alto, pode complicar as empresas que erraram nas contas. Este site não é a favor do quanto pior, melhor, mas seguramente é hora de acompanhar o mercado e ficar atento.
Em complemento a este comentário, o editor sugere aos leitores que leiam a manchete do site “Paranoá Energia”: “Com calor e falta de chuva, conta de luz deve ter tarifa adicional em maio”. Trata-se de matéria produzida pela Agência Estado, que o site disponibiliza aos seus leitores com base em autorização contratual com a AE.