A anta simboliza o novo modelo do SEB
Maurício Corrêa, de Brasília —
Na Opinião do Editor que está disponível na homepage, foi dito que o novo modelo do setor elétrico poderá ser um bicho peludo e feio, meio parecido com a MP 579.
O “peludo e feio” foi obviamente uma figura de linguagem, para dizer aos leitores que boa coisa não era.
Aí, ocorreu um fato que o editor não esperava. Alguns leitores entraram em contato com o site para mencionar o bicho “peludo e feio” que deveria se parecer com o novo modelo do SEB engendrado pelo ministro Alexandre Silveira.
Foram sugeridos os gatos, os sapos, o peixe-bolha, o elefante marinho, a anta e a rã-púrpura.
O editor confessa que nunca tinha ouvido falar no peixe-bolha e na rã-púrpura, que são realmente horrorosos. A ideia dos gatos foi imediatamente rejeitada, pois gatos são seres superiores aos humanos. São deuses, apreciados, admirados e reverenciados por este editor. Jamais seriam desmoralizados pelo site.
O editor optou pela anta. Não é peluda, mas é feia que até machuca. Além do mais, o cidadão/a cidadã que não se caracteriza exatamente pela capacidade de entender as coisas, qualquer coisa, é chamada de anta. E o que não falta no MME e em algumas indicações feitas pelo ministro Alexandre Silveira para cargos no ONS, CCEE e na estrutura do próprio ministério, é exatamente anta.
Tem anta sobrando na gestão atual do MME. Então, em homenagem às antas que existem no MME, o novo modelo do SEB está sendo batizado pelo site “Paranoá Energia” de “modelo anta”.