O “Paranóia” faz aniversário
Este site está iniciando hoje o sétimo ano da sua caminhada. E que caminhada. Não é fácil enfrentar durante tanto tempo todas as dificuldades que surgiram à frente do “Paranoá Energia”. Mas ele continua respirando, o que é extraordinário considerando o volume de obstáculos que enfrenta no dia a dia.
A pandemia, sem qualquer dúvida, tem sido (ou foi, pois nunca se sabe quando o vírus está sob controle ou não) o principal poço dessas dificuldades, pois a economia foi virada pelo avesso e milhares de empresas sucumbiram à crise. O “Paranoá” milagrosamente continua existindo, cumprindo o seu papel crítico da área de energia.
O editor concorda plenamente com o raciocínio que tem muita coisa positiva acontecendo na área de energia no Brasil. Uma delas, que salta à vista, é o grande crescimento das energias renováveis, principalmente a eólica e a solar.
Mas ainda tem muita coisa para se fazer neste País na área de energia. Tem que se expandir o mercado livre de energia elétrica e oferecer ao consumidor o direito de escolher o supridor, tem que se voltar a construir hidrelétricas dotadas de reservatórios e tem que se investir mais na produção de veículos elétricos ou híbridos, tornando-os mais baratos e acessíveis aos consumidores. Existem outras demandas relevantes.
A área de energia vive uma transição e o Brasil, que poderia liderar esse processo, prefere trilhar o caminho envergonhado de ainda oferecer incentivos à indústria do carvão. Enfim, vivemos um período de tantos retrocessos, que esse nem é considerado o maior deles.
O fato é que o “Paranoá Energia” segue em frente, apesar do boicote de potenciais anunciantes que criticam o posicionamento do site, mas que tem a cara de pau de implorar por espaços gratuitos quando é preciso divulgar as suas iniciativas e conquistas. Isso dá uma visão interessante sobre o caráter do ser humano.
Não é por empresas ou executivos desse tipo que o site deixará de botar o dedo na ferida, quando necessário for.
Este editor não poderia deixar de agradecer, mais uma vez, aos patrocinadores que ao longo destes anos têm permitido o seu funcionamento. É bom saber que ainda existem empresas e executivos que acreditam no papel e na importância da mídia livre. Esses patrocinadores têm sido fundamentais nesse processo e o site e este editor só têm a agradecer.
Finalmente, um agradecimento aos leitores, que são a razão da existência do “Paranoá Energia”. Esses leitores são fantásticos, com as suas observações, críticas e opiniões diárias, que nos incentivam a prosseguir na jornada. Alguns, em tom de brincadeira e de forma carinhosa, costumam se referir ao “Paranoá Energia” como “Paranóia Energia”. Isso é muito engraçado.
A todos o nosso muito obrigado.