Que mudança! PT e Tolmasquim apoiam o desenvolvimento do ML
Nada como uma eleição para mostrar como o ser humano pode evoluir. Durante todas as gestões petistas na Presidência da República, o partido combateu ferozmente o mercado livre de energia elétrica e defendeu com unhas e dentes o modelo ultrapassado do consumidor cativo das distribuidoras. Só não conseguiu acabar com o ML porque boa parte do setor exportador brasileiro migrou para ele e era necessário manter a competitividade dessa parcela da indústria. Mas o partido travou o desenvolvimento do mercado livre de todos os modos.
Por trás de todos os ministros que ocuparam a função no MME, sempre esteve, atuante e vigilante, o professor Maurício Tolmasquim, ferrenho defensor do modelo de energia elétrica estruturado nas distribuidoras.
É um direito dele pensar desse modo, embora tenha contribuído para atrasar o desenvolvimento do setor elétrico brasileiro durante anos e anos. O mais notável agora, faltando poucas semanas para o primeiro turno da eleição, é que o professor Tolmasquim mudou de posição, o que este site aplaude.
Segundo um relatório enviado aos seus associados, a Abraceel conversou com o principal ideólogo do PT na área de energia e ele revelou que “todos os consumidores devem ter o direito de escolher o fornecedor de energia em um mercado completamente aberto. Ele disse que, caso o candidato (Lula) seja eleito, há pretensão de abrir mais o mercado. O especialista, que já foi Secretário-Executivo do Ministério de Minas e Energia e presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), também avaliou caminhos para reforçar a segurança do mercado e melhorar os modelos de formação de preços, bandeiras da Abraceel”.
Outro notável exemplo na mudança de posição do professor Maurício Tolmasquim diz respeito às agências reguladoras. Não se pode esquecer que, na gestão petista, a Aneel praticamente se transformou num puxadinho do MME. Foi uma intervenção que não deixa saudade, principalmente na gestão de Nelson Hubner à frente da Aneel. Pois bem, agora, Tolmasquim esclarece que é preciso retomar a independência das agências. Ainda bem.
Parabéns, Tolmasquim. Parabéns, PT. Algumas pessoas e organizações às vezes demoram um pouco a consolidar uma posição mais compatível com os tempos em que vivemos. Aparentemente isso está acontecendo com o Partido dos Trabalhadores e seu principal conselheiro no campo da energia.
O site “Paranoá Energia” parabeniza pela chegada de ambos ao ano da graça de Nosso Senhor Jesus Cristo de 2022. Como se diz lá no interior de Minas Gerais, antes tarde do que nunca.