Enel SP: os responsáveis
Os consumidores de energia elétrica da Grande São Paulo, na área de concessão da Enel SP, já estão sofrendo com a falta de luz e o ano nem começou direito.
Nesta terça-feira, dia 07 de janeiro, às 16h10m, segundo boletim disponibilizado pela própria Enel SP, de um total de 8.290.789 unidades consumidoras atendidos na área metropolitana, 394.134 estavam vivendo o pavor da falta de energia elétrica.
Esse número representa 4,75% do total de unidades consumidoras localizadas na área de concessão da empresa italiana.
Apenas na capital, cidade de São Paulo, a situação era igualmente dramática. No mesmo horário, de um total de 5.570.081 unidades consumidoras, estavam sem energia 347.938, 6,25% do total.
Numa outra cidade da Grande São Paulo, São Caetano do Sul, a situação era igualmente difícil, segundo o boletim da Enel. De um total de 84.107 unidades consumidoras, 29.308 estavam sem luz, correspondendo a 34,85% do total.
Outro boletim, disponibilizado às 22 horas, mostrou que muitas unidades consumidoras já haviam sido religadas pela Enel, mas o total de clientes sem energia elétrica ainda era alto. Em toda a área de concessão da Grande São Paulo, eram 181.379 unidades consumidoras, representando 2,19% do total. Só na capital, eram 155.007, significando 2,78% do total atendido pela Enel SP.
Em São Caetano do Sul, outro município da Grande São Paulo muito afetado pelas chuvas e depois pelo corte de energia, 15.135 unidades consumidoras estavam sem luz às 22 horas, representando 17,99% do total atendido pela concessionária.
Se você foi privilegiado com o corte no fornecimento de energia elétrica nesta terça-feira, na área metropolitana de São Paulo, já sabe ou imagina quem são os responsáveis:
- presidente Lula, que transformou o problema da Enel SP numa questão de Estado e impede que seja tomada qualquer atitude contra a concessionária, sabe-se lá por qual razão.
- ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, que não tem vontade própria e faz apenas aquilo que o presidente Lula manda fazer. Lula mandou engavetar o processo contra a Enel, ele engavetou e ciao e benção.
- diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Sandoval Feitosa, que oficialmente é o responsável por toda a lambança praticada pela Enel SP. Como diretor-geral da agência reguladora do setor elétrico, o diretor tem atribuições legais que lhe permitem pedir a caducidade da concessão da Enel SP. Contra os interesses dos consumidores, mas absolutamente fechado com o Poder Executivo (de quem deveria ser independente), Sandoval Feitosa não faz nada e deixa correr solto. Está manchando a sua reputação de servidor público sério ao se alinhar desnecessariamente com o Ministério de Minas e Energia e o Palácio do Planalto.