Silveira é mais leal ao Lula ou ao Centrão?
Maurício Corrêa, de Brasília —
Nos bastidores de Brasília, corre a informação que o Centrão — diante das pesquisas que indicam a queda na popularidade do presidente Lula e face às dificuldades que ele terá para recuperar o prestígio até a eleição de 2026 — começa a preparar o seu desembarque do atual Governo.
Essa é uma pedra cantada desde o primeiro dia de namoro entre o PT e o Centrão, para dar sustentabilidade congressual ao presidente da República.
Nesse contexto, isto é, se o Centrão cair fora do atual Governo, a perguntinha que não quer calar é a seguinte: o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, que pertence ao PSD e, portanto, é um dos principais nomes do Centrão no Governo, também vai puxar o carro ou permanecerá na equipe ministerial, hipotecando lealdade ao presidente Lula?
Essa é uma questão existencial interessante, que certamente está deixando Silveira dormir com dificuldade. Nunca é fácil fazer esse tipo de opção. Principalmente porque, afinal, Alexandre Silveira ama ser ministro. Mesmo que o setor elétrico brasileiro não ache graça nele, o ministro simplesmente adora fazer parte da prateleira de cima do Governo Lula. Com o tempo, embora no início fosse uma espécie de patinho feio, soube dar a volta por cima e hoje é um dos ministros de confiança de Lula.
A situação é complexa, pois, por si só, Silveira agrega pouca coisa ao Governo sob o ponto de vista partidário. A sua densidade eleitoral é relativa. Ele precisa mais do Governo do que o Governo dele. Está na função em consequência de uma negociação política, como peça de uma composição que, no caso, tem como maestro o líder do PSD, Gilberto Kassab. Se o Centrão puxar o tapete de Lula, Silveira não teria muito a fazer no atual Governo.
Enfim, começa a ser jogado o jogo para 2026. É um jogo de cachorro grande. Silveira já demonstrou inúmeras vezes que gosta da atividade política e que se sente bem nesse contexto de intrigas palacianas e partidárias. Resta saber se, com a eventual mudança de humor do Centrão em relação ao Governo Lula, se Alexandre Silveira ficará do lado do presidente ou se vai engrossar o time daqueles que provavelmente darão apoio ao governador Tarcísio de Freitas. Vale lembrar que, hoje, Gilberto Kassab, o dono do PSD, faz parte da equipe de secretários do governador do Estado de São Paulo.
Kassab entende tudo de política. Dá o seu apoio ao Governo Federal, em Brasília, e está na oposição ao Governo Federal, em São Paulo.