Hora de trocar o comando no MME. SEB cansou do Silveira
Um agente econômico, que há muito tempo já desistiu de levar a sério a gestão do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, assim resumiu a possibilidade de cancelamento do Leilão de Reserva de Capacidade (LRCap), que a princípio está marcado para 27 de junho: “De onde menos se espera, é daí que não sai nada mesmo”.
Este editor já disse e repetiu, não tem nada pessoalmente contra o ministro Silveira, mas fica impressionado como o prestígio de Sua Excelência, no ambiente empresarial, está baixo. Agora, por exemplo, segundo informação da Agência Infra, citando informalmente fontes do Governo, o MME avalia cancelar o LRCap e recomeçar o leilão do “zero”.
O Paranoá Energia não vai aqui entrar no mérito se o LRCap, do jeito que está, é bom ou ruim. A questão não é esta. E quem tem que achar alguma coisa são os agentes econômicos envolvidos, pois cada um sabe em que parte o sapato está apertado.
O cancelamento pode até não acontecer, mas como a Agência Infra é para ser levada a sério, tudo indica que virá e aí o processo começará tudo de novo, até novo leilão daqui a seis meses. Se ocorrer a suspensão, a melhor coisa que o ministro Alexandre Silveira deveria fazer, até em sinal de respeito aos agentes econômicos, é pegar o boné e dizer para o presidente Lula que está tirando o time de campo. Chegou a hora da verdade e não dá para enganar mais.
Aliás, o site Paranoá Energia é doido para saber de onde o presidente Lula tirou a informação dando conta que Silveira é o melhor ministro de Minas e Energia que o Brasil já teve. Coitado do Lula. Como está desinformado. É por isso que o prestígio dele está no chão, como dizem as pesquisas. O presidente vive numa espécie de realidade virtual, que não é a realidade do Brasil.
Desculpe, presidente, falar deste jeito. Não é desrespeito a Vossa Excelência, mas em relação ao titular de Minas e Energia é exatamente o contrário. Ele pode ser um bom amigo, bom companheiro de jantares na Itália ou de viagens ao Japão e ao Vietnã. Pode até ser ótimo contador de casos e amigo da família, o que não entra em consideração.
O fato concreto é que como ministro do MME ele é um zero à esquerda, comandando uma Pasta que exige certo nível de conhecimento técnico. E o eventual cancelamento desse leilão LRCap será apenas a confirmação disso.
Como pode um ministério que sequer consegue organizar um leilão, apresentar ao País uma proposta de novo modelo do setor elétrico? Simplesmente, não pode. Falta competência. A atitude mais coerente e mais honesta que o ministro faria, neste momento, a se confirmar o cancelamento do leilão LRCap, é agradecer ao presidente, se desculpar com os agentes e cair fora de fininho, sem fazer barulho, como se diz no interior de Minas.
E o presidente da República, que não soube escolher o seu ministro de Minas e Energia na atual gestão, teria uma nova oportunidade para procurar alguém que saiba que não basta acender e apagar a luz da sala para assumir a Pasta de Minas e Energia.
Procure alguém do ramo, presidente.Tem muita gente boa por aí, até mesmo entre aqueles que apoiam o seu Governo. Não tem muito sentido é o País inteiro ficar na dependência de uma pessoa que, com certeza, é o menos indicado para permanecer à frente do MME.
Essa questão do leilão é apenas uma das preocupações dos agentes em relação ao MME. Existem outras, conforme este site tem escrito praticamente a cada dia. E tem mais, presidente Lula: o Sr, como político, sabe que, depois que o cidadão entra no terreno da galhofa, aí degringolou de vez. Não tem retorno.
Afinal, de onde menos se espera, é daí que não vai sair nada mesmo.